RENOVE

Entre em Contato: (48) 3228-0550  |  (48) 99970-7092

Entre em Contato: 

(48) 3228-0550 
(48) 99970-7092

BLOG

Orçamento e Planejamento na Gravidez

Orçamento e Planejamento na Gravidez

Que tal aproveitar o período da gravidez para se preparar e receber o bebê com tudo sob controle? Para garantir sua tranquilidade e evitar sustos de última hora, algumas atitudes são fundamentais. Organizando todas as tarefas e tendo conhecimento das suas despesas, você irá se sentir mais segura e preparada para a chegada do bebê. Abaixo estão algumas dicas importantes para ajudá-la nesse momento:

1. Faça uma lista de tarefas e custos

Comece organizando uma lista do que precisa ser encaminhado até o nascimento do bebê. Depois separe os ítens da sua lista por ordem de prioridade, dificuldade e período, para resolver uma coisa de cada vez e não acumular tarefas no final da gestação. Tente encaminhar tudo o que for possível até o 7º mês, quando estará se sentindo mais disposta. Depois disso, peça ajuda para resolver as pendências e aproveite para descansar. Nessa mesma lista, inclua também os custos de cada item. Essa é uma forma eficiente de ter mais controle sobre os gastos e clareza sobre tudo o que está por vir.

2. Priorizea sua saúde e do bebê

Consultas pré-natal, exames de laboratório, ultrassonografias, parto, pediatra, exames neonatal e vacinas. Você precisa estar preparada para investir em tudo isso. Se você tem plano de saúde, verifique a cobertura para o parto e internação. Confirme se há cobertura para o seu bebê após o nascimento. Se pretende fazer parto domiciliar, pesquise os preços. Anote todas essas informações para ter uma noção real do quanto irá gastar e poder se preparar para isso aos poucos. Lembre-se que você poderá mudar de idéia sobre suas opções de parto, por exemplo, ou precisar de algum procedimento específico, e com o orçamento planejado estará prevenida e irá se sentir mais segura.

3. Evite a impulsividade

Com a notícia da gravidez é normal sentir uma vontade louca de comprar roupinhas e tantas outras coisas fofas e pequenininhas para o seu bebê. Você não precisar deixar esse prazer de lado, mas tenha cautela! Uma dica é ir até a loja, curtir os produtos e observar os preços. Compre duas ou três peças para satisfazê-la nesse dia.

4. Prepare uma lista de enxoval consciente

Não se preocupe com a quantidade de itens das listas que as lojas oferecem. Cada família tem um perfil e nem tudo o que está a disponível no mercado será útil para você. Por isso, avaliar suas necessidades e pensar no enxoval antes de ir às compras é fundamental.

5. Planeje suas compras

Antes de ir até a loja, pense na data prevista para o nascimento, avalie qual será o clima em cada fase do seu bebê e quais as necessidades que irão atender a sua rotina. Se você chegar na loja sem ter idéia de nada irá gastar mais do que precisa. Se você pretende saber o sexo do seu bebê, espere para comprar as roupinhas. Lembre-se também que o tamanho das peças irá depender do tamanho que o bebê nascer, e isso é variável. Então evite comprar muitas peças para recém-nascido. O ideal é começar a pensar no enxoval a partir da 12ª semana de gravidez. Você pode comprar os ítens necessários para os primeiros meses e deixar planejado o que será comprado depois, como a cadeira de alimentação por exemplo.

6. Faça um chá-de-bebê

O chá-de-bebê é uma ótima oportunidade para ajudá-la a aliviar o orçamento. Se for essa a sua intenção, pense num evento mais simples, com produção artesanal por exemplo. Você pode disponibilizar uma lista de presentes ou simplesmente fraldas e ítens de higiene. Lembre-se também de marcar esse evento durante o segundo trimestre de gravidez, período em que você estará mais disposta e ainda terá tempo para completar o enxoval depois do chá.

E se a sua família estiver animada, quem sabe um chá das avós ou um daddy-hour complementem ainda mais seu enxoval?!

Gostou dessas dicas? Saiba mais em www.mamababyplanning.com

Mariele Mackrodt

(48) 9954-7119

contato@mamababyplanning.com

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?